sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mão de obra influência no aumento do custo total da obra

Mão de obra influência no aumento do custo total da obra
Empresas da construção civil e proprietários estão tendo dificuldades na procura de profissionais, para as mais diversas funções na obra, graças à grande quantidade de edificações e o expressivo crescimento do setor da construção. A procura por profissionais nas diversas áreas da construção está gerando uma inflação, que este mês de maio, foi à maior já vista desde 1995, com influência principalmente da mão de obra, que teve um aumento de 2,94 %, segundo o INCC-DI (Índice nacional da construção civil – Disponibilidade interna).
O aquecimento do setor construtivo é que está impulsionando os indicadores de inflação e interferindo diretamente na falta de mão de obra, criando um aumento no custo do profissional, que por sua vez, exigem preços cada vez maiores para entrar em alguma equipe de trabalho.
A mão de obra esta influenciando diretamente o custo total da obra, tornando os valores mais elevados e ampliando projeções de que o reajuste total em 2011 ficará em 11% ou 11,5% de acordo com o INCC-DI. Segundo especialistas da FGV, as projeções do INCC são conservadoras, pois no ano de 2010 a inflação ficou em 10,41%, dando uma perspectiva de um aumento maior neste ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário